O Consulado-geral de Portugal em Paris apresenta os seus melhores cumprimentos e tem a honra de convidar V. Exa., a assistir, à apresentação do livro “Pinhal do Rei” de Adeline Grilo e ilustrações de Gonçalo Dias, que terá lugar nos Salões Eça de Queirós, do Consulado-geral de Portugal em Paris, no próximo dia 23 de março pelas 18h30.
A Entrada é Livre
LIVRO “PINHAL DO REI”
No fatídico dia de 15 de outubro de 2017, mais de 500 incêndios devastaram o Norte e o Centro de Portugal. Um deles, no Litoral Centro, propagou-se com elevada rapidez para Norte através da Mata Nacional, sem parar nos aceiros ou arrifes, saltando estradas e rios, pela noite dentro, acabando por se extinguir cerca de 40 km a Norte do seu ponto inicial, atravessando 3 matas nacionais e 4 concelhos.
86 % do Pinhal do Rei, a Mata de Leiria, foram consumidos pelas chamas. O incêndio de 2017 torna-se assim o incêndio mais grave na Mata de Leiria de todos os tempos.
A consciência dolorosa de que nunca voltaremos a ver o Pinhal do Rei tal como o conhecemos instalou-se aos poucos. Restam-nos as memórias e a esperança de que a natureza volte em breve a prevalecer.
Assim, na forma de um conto dos tempos modernos e inspirando-se na lenda, expressão significativa da cultura oral tradicional portuguesa, transmitida de geração em geração, para contar aos mais novos, a desolação e a esperança face a tal desastre.
O tema sendo universal, não se limitando a Portugal, mesmo se foi a ideia de partida, o objetivo é de evocar o poder da natureza, a importância do património natural, da transmissão de valores, da vida, com uma nota de esperança para sensibilizar os mais jovens.
ADELINE GRILO
Adeline Grilo nasceu em França e cresceu nos arredores de Paris, em Colombes. Os pais encontraram-se na “bidonville” de Nanterre – o pai vinha da Marinha Grande e a mãe de Sabugal – e sempre guardaram uma ligação forte a Portugal. Tem como formação estudos de Línguas Estrangeiras Aplicadas (Alemão / Português - Universidade Paris IV – Sorbonne). Permaneceu 16 anos em Portugal na região de Leiria, regressando a França em 2008. É tradutora e assistente de direção.
Apaixonada pelo mundo dos livros, Adeline Grilo participava em “ateliers de escrita”. Foi, então, num destes ateliers que nasceu o seu primeiro livro, Pinhal do Rei, agora editado em português e francês pela Textiverso.