A Socióloga Maria Beatriz Rocha-Trindade, recebeu no passado dia 17 de fevereiro, numa cerimónia na Câmara Municipal de Paris, a Médaille Vermeil da cidade, juntando-se assim a outros grandes nomes como Mário Soares e Cargaleiro.

Maria Beatriz Rocha-Trindade doutorada pela Universidade de Paris V (Sorbonne) e agregada pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH). É Professora Catedrática na Universidade Aberta, onde fundou (1994) o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI, Unidade de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/F.C.T., do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É autora de uma vasta bibliografia sobre matérias relacionadas com as migrações e tem sido colaboradora habitual e refere de revistas científicas internacionais neste domínio e membro de diversas organizações científicas portuguesas e estrangeiras. É titular da Ordre National du Mérite, de França, com o grau de Chevalier, e da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, de Portugal.

Este evento, cuja iniciativa partiu de um coletivo de amigos da socióloga, e que a Câmara Municipal acedeu prontamente, foi presidido pelo vereador, Arnaud Ngatcha, que tem o pelouro da Europa, relações Internacionais e da Francofonia, e contou com a presença, entre outros membros que representam a comunidade portuguesa, do Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira.

7   1
 11    6

 

 

14   3
     
4   5
12   13

 

  • Partilhe